Os primeiros anos de vida de uma criança constituem um período de aprendizagem contínua, e no qual se pode observar uma rápida evolução. Tal como Malaguzzi (1994, 1998) definiu, acreditamos que a criança é competente, ativa, com potencialidades, curiosa e ávida de conhecer e apreender o que a rodeia com um forte impulso e interesse para interagir e se relacionar com o ambiente, com os materiais, os objetos e as pessoas. Neste sentido, a criança é capaz de estabelecer relações sensíveis com o mundo envolvente (Rinaldi, 2006), através da sua própria investigação, criação e recriação constantes.
Tendo em conta que a curiosidade é o motor que a impele a criança a explorar o seu meio envolvente e desenvolver novas competências, relevamos o respeito pela liberdade interior, pelos ritmos, fomentando o silêncio e a brincadeira livre, rodeando a criança de beleza sem saturar os sentidos. A criança é um ser competente e deve ser perspetivada como tal.
A nossa filosofia educacional pressupõe o cruzamento abordagens específicas para creche, dos quais se salientam a Abordagem Reggio Emilia, a proposta pedagógica de Elinor Goldschmied, Pikler e Montessori. Relativamente à educação pré-escolar pressupomos a continuidade destes modelos pedagógicos participativos, cruzando-os com a Metodologia de Trabalho de Projeto.